O PROJETO

O projeto "The Coffee Sensorium" surgiu em 2017, inicialmente como um projeto de pesquisa acadêmico liderado pela neurocientista Fabiana Carvalho. A principal proposta era estudar os efeitos extrínsecos à experiência de consumo do café especial. Como fatores externos ao produto, como xícaras e embalagem, influenciam a experiência sensorial e hedônica de quem bebe o café de qualidade? Quais seriam as implicações desses possíveis efeitos para a indústria do café especial?

 

O projeto ganhou notoriedade no mercado nacional e internacional do café especial diante da inovação trazida pelos resultados das pesquisas, e esteve nos principais fóruns e feiras internacionais de cafés especiais, como: Roaster Camp, Re:co, Sensory Summit US & EU, Sensory Forum, e Roasters Village Rússia. As publicações científicas do projeto The Coffee Sensorium podem ser conferidas na plataforma ScienceDirect e, também, no item ‘Publicações’ na barra Menu.

 

Em meados de 2018, Fabiana Carvalho e Verônica Belchior iniciaram uma colaboração educacional com o objetivo de somar os conhecimentos de neurociência e química do café no desenvolvimento de cursos voltados para os profissionais do café. Os cursos, tanto teóricos como práticos, têm como objetivo apresentar fundamentos e conceitos acadêmicos, bem como avanços científicos, aos profissionais da área do café.

Em 2020, a colaboração foi formalizada e o Projeto “The Coffee Sensorium” se expandiu para efetivamente se tornar ambos, científico e educacional. Hoje, contamos com uma equipe fixa de instrutoras doutoras que atuam como pesquisadoras em Universidades brasileiras. Além disso, o projeto conta com colaborações tanto acadêmicas quanto educacionais com professores doutores brasileiros e estrangeiros.

 

O projeto tem como objetivo conectar a indústria do café especial ao conhecimento acadêmico, técnico
científico, desenvolvido por doutores em suas áreas. A linguagem sistemática científica é apresentada de forma acessível para os profissionais do café, de forma que possam compreender os fatores que influenciam a qualidade do produto. Além disso, possibilidades de aplicações na indústria, desde o cultivo até o serviço em cafeterias, são abordadas e discutidas.

© 2021 The Coffee Sensorium.

All rights reserved.

Belchior e Carvalho Consultoria LTDA - 38.311.532/0001-12   |   003.828.375/0038
Avenida Getúlio Vargas, 159 - Capaozinho - Dores de Campos, MG - 36213-000

  • Instagram

web site by factum inc.